Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) foi criado em julho de 1975 como Mestrado, credenciado em dezembro de 1983 e recredenciado em março de 1990, pelo Conselho Federal de Educação (CFE), Pareceres 619/83 e 304/90. O nível de Doutorado foi criado pela Resolução 189/2002 do Conselho Universitário da UFRPE e recomendado pela CAPES em 2003. Até o presente, foram defendidas e aprovadas cerca de 314 dissertações de mestrado e 93 teses de doutorado.

Conceito CAPES e Bolsas de Estudo

O Programa possui atualmente o Conceito 5 da Capes e recebe bolsas de estudos da CAPES, CNPq e FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), além de contar com estudantes estrangeiros que recebem bolsas de seus países de origem ou de organismos internacionais.

Objetivos do Programa

O Programa tem como objetivos a formação e qualificação de pessoal para o exercício de atividades de Ensino e Pesquisa no âmbito da Ciência do Solo, bem como a preparação de pessoal técnico para atuação em empresas públicas e privadas visando atender a demanda regional e nacional de profissionais qualificados. As atividades desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado visam o exercício do raciocínio científico e a familiarização com técnicas, equipamentos e metodologia do trabalho científico. As diretrizes e as linhas de pesquisa do Programa estão integradas com as políticas de desenvolvimento estadual, regional e nacional, e são voltadas para o aumento da produtividade agrícola a partir do uso e manejo sustentáveis do solo, com destaque para a compreensão do papel do solo na resolução ou mitigação de problemas ambientais.