A infraestrutura de laboratórios do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da UFRPE congrega diferentes espaços na UFRPE, UFAPE, UFPE e, a partir do início deste Quadriênio (2021-), na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Estes espaços dão suporte às linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa, além de salas administrativa, de aula, de informática, de professores e de um auditório, todos localizados no Departamento de Ciências do Consumo (DCC). Os espaços físicos utilizados pelo PPGCTA são limpos, climatizados, mobiliados e equipados para as finalidades as quais se destinam. A UFRPE disponibiliza toda a infraestrutura para as atividades administrativas de secretaria, para acolhimento dos discentes do PPGCTA, e para as atividades de ensino. Disponibiliza, ainda, aos discentes do Programa, acesso gratuito à internet (10 Mb), via WI-FI, área de convivência e restaurante universitário.

 

Espaço de Trabalho da Coordenação e Apoio Acadêmico

A sala destinada à Coordenação e Secretaria do curso encontra-se no prédio administrativo do Departamento de Ciências do Consumo, UFRPE, e possui 12 m2 de área útil. Neste espaço está disponível todo o mobiliário inerente as atividades (armário, fichário, mesa, birô e cadeiras), computador, com acesso a rede de internet da UFRPE (10 Mb), impressora à laser e material de escritório para as atividades de coordenação e apoio discente. A coordenação está diretamente ligada à diretoria do Departamento de Ciências do Consumo e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação que fornece todo o apoio administrativo ao Programa. A operacionalização das atividades da pós-graduação ocorre via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). As atividades didáticas podem ser apresentadas, remotamente, pela plataforma AVA/Moodle.

Sala de Informática  Está disponível um espaço, de 10 m2 , destinado às atividades de pesquisa acadêmica e digitação/impressão de documentos relativos às atividades acadêmicas discentes. O acesso é exclusivo aos discentes, e o ambiente dispõe de quatro (4) computadores com softwares para uso didático; duas (2) impressoras jato de tinta; cabos de acesso à rede de internet da UFRPE (10 Mb) para uso em desktops; espaço para guardar material; e prateleiras com alguns livros da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Além disto, está disponível o acesso ao portal de periódicos CAPES Cafe e ao Serviço Integrado de Biblioteca (Sistema Pergamun), que pode ocorrer na UFRPE, no Campo experimental ou na residência do discente, pelo sistema integrado UFRPE. 3.3. Sala de Aula O PPGCTA possui uma sala de aula específica, sendo esta climatizada, com 30 m2 , mobiliada com mesa, armário, quadro branco e 20 cadeiras tipo escolar. Além disso, a sala dispõe de 02 notebooks, 01 projetor multimídia e acesso à rede de internet da UFRPE via cabo e WI-FI, possibilitando acesso à internet, ao portal de periódicos CAPES e ao Serviço Integrado de Biblioteca (Sistema Pergamun). Esta sala está localizada em prédio anexo à secretaria do PPGCTA e as salas dos professores do Departamento de Ciências do Consumo. Além do uso para aulas, a sala pode ser usada para defesas de mestrado, palestras e reuniões. A UFRPE dispõe também de salas de aulas similares em ‘Pavilhões de salas de aulas’ que podem ser reservados a cada semestre para as disciplinas. Com a pandemia do Covid-19, a UFRPE disponibilizou o acesso ao Google Meet para aulas em modo remoto, com maior capacidade de participações (até 100 participantes) e com possibilidade de gravação das aulas. Esta iniciativa tem ajudado nas atividades didáticas, bancas de qualificação e de defesas de dissertação. Estas tecnologias vieram para ficar, e, certamente poderão ser mantidas mesmo após a pandemia.

Sala de Professor Todos os professores do Programa possuem salas climatizadas nas respectivas Unidades, equipadas com computador, mesa, armário, cadeiras e material de expediente, além de acesso à internet por conexões via cabo e WI-FI e impressora. A acomodação é individual na maioria dos casos, o que permite maior privacidade para a realização dos trabalhos e para as reuniões com os alunos. Os professores também possuem acesso, no campus e residencial, ao portal de periódicos CAPES Cafe e ao Serviço Integrado de Biblioteca (Sistema Pergamun).

Auditório O Auditório, climatizado, tem capacidade para 45 pessoas acomodadas em cadeiras com prancheta, além de mesa, 4 cadeiras giratórias, projetor multimídia, acesso a rede de internet da UFRPE via cabo e WI-FI e infraestrutura para realização de vídeo conferência. Este espaço é destinado às defesas de dissertações e eventos internos do curso, incluindo recepção dos alunos, cursos e palestras. Este auditório pertence ao Departamento de Ciências do Consumo, sede do PPGCTA. 4. Infraestrutura de Laboratórios, Central Analítica e Núcleo de Pesquisa Biotecnológica Os laboratórios de pesquisa e plantas pilotos disponíveis para os discentes do PPGCTA são diversos. Isto se deve ao fato de o PPGCTA incluir, no seu corpo docente, professores de diversos setores da UFRPE (Dois Irmãos), UFAPE e UFPE. A infraestrutura de cada espaço destinado à pesquisa será descrita a seguir. Ressalta-se que todas as atividades nos laboratórios são acompanhadas por um Técnico de Laboratório e/ou docente responsável. Ainda, antes de entrar no laboratório, o discente passa por orientações sobre Boas Práticas de Laboratório. Mediante política interna de cada Instituição, a utilização dos Laboratórios ocorre mediante agendamento prévio. Além disso, nos laboratórios sob a responsabilidade do PPGCTA pode ocorrer o acesso de outros membros da comunidade acadêmica da UFRPE, com agendamento prévio, desde que não interfira nas atividades fins destes laboratórios, ou seja, das atividades do PPGCTA.

Universidade Federal Rural de Pernambuco/Campus Dois Irmãos,

Laboratórios do PPGCTA/Departamento de Ciências do Consumo (DCC) 

Os espaços e a infraestrutura do DCC são destinados, especificamente, aos discentes e docentes do PPGCTA, e a alguns discentes da graduação em atividades de iniciação cientifica, vinculados aos docentes do PPGCTA.

Laboratório de Análises Físico-Químicas de Alimentos (LAFQA): dispõe de uma área de 64 m2 com disponibilidade dos seguintes equipamentos: Espectrofotômetro digital UV/Vis (Shimadzu®, modelo UV 1650 PC) conectado ao computador com software UV PROBE® e impressora jato de tinta; Reômetro de bancada (Reômetro BROOKSFIELD R/S+, RHEO3000 BROOKFIELD®) acoplado ao computador com software RHEO 2000; Colorímetro digital CR-400 Konica Minolta®; Sonicador ultrassônico (Ultronique®); Determinador de Umidade com infra-vermelho ID 50 (Marte®); Liofilizador de bancada; Evaporador rotativo a vácuo com banho termostático; Medidor de atividade de água; Balança digital (capacidade máxima 8 kg); Balança semi-analítica; 2 Balanças analíticas com resolução 0,0001 g e campo de pesagem de 0 a 210 g; 2 Medidores de pH digitais com eletrodo de referência; 2 Banhos termostáticos com circulação de água; Sistema automático de titulação; 2 Estufas (temperatura de 0 a 200 °C); Agitador de tubos tipo Vortex; 3 Refratômetros portáteis modelos N1, N2 e N3 (Atago Brasil®); Refratômetro de bancada; 5 Agitadores magnéticos com temperatura controlada; Capela para exaustão de gases; Centrifuga refrigerada; Equipamentos necessários a determinador centesimal de alimentos; 2 Homogeneizadores; 2 Mantas aquecedoras; Viscosímetro; Agitador de peneira com diferentes granulometria; Mesa agitadora; Estufa a vácuo; Banho de ultrassom; 3 Freezer de 280 L e 2 Refrigeradores de 280 litros.  Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos (LASA): dispõe de uma área de 32 m2 dividida em (i) área de preparo de amostras, com utensílios e equipamentos (fogão, geladeira, liquidificador, centrífuga e balança) para este fim, e (ii) área de análise sensorial propriamente dita, com 6 cabines individuais revestidas com fórmica branca, climatizadas, com iluminação branca e colorida (amarela e vermelha), cadeira e janela para entrega dos alimentos a serem analisados sensorialmente.

Laboratório de Processamento de Alimentos (LAPA): dispões de uma área de 40 m2 , climatizada e equipada com: Spray Dryer-LM, modelo MSD 1.0 (Labmaq 9 Brasil Ltda.); Tacho em inox e com agitador e motoredutor, capacidade 22 L (produtos pastosos); Estufa com circulação de ar (desidratar alimentos); Despolpadeira; Autoclave; Medidor de pH digital; Balança semi-analítica; Agitador magnético com temperatura controlada; 2 Destiladores de água; Deionizador de água; Estufa (temperatura de 0 a 300 °C); Banho termostático com circulação de água; Moedor de carne tipo lâmina, 2 Moinhos de faca; Expositor refrigerado; Seladora à vácuo; e Fogão semi-industrial.

 Laboratório de Instrumentação Analítica (LIA): dispõe de uma área de 32 m2 climatizada e equipada com: Cromatógrafo líquido de alta eficiência com bomba quaternária e detector de arranjo de fotodiodos, modelo 600/2998 (Waters®), acoplado ao computador com software Empower (versão 2.68); concentrador de amostras líquidas e Sistema de purificação de água.

Laboratórios do Departamento de Tecnologia Rural (DTR)/UFRPE

Laboratório de Microbiologia: dispõe de uma área de 45 m2 climatizada, com bancadas e paredes revestidas com cerâmica, e dividida em dois ambientes: área de limpeza e esterilização de vidrarias e meio de cultura, equipada com Estufa e 2 Autoclaves; e, área de incubação e análises, equipada com Capela de fluxo laminar; Microscópio e Contador de colônias.

Laboratório de Análises Gastronômicas: dispõe de uma área de 60 m2 climatizada com paredes revestidas em cerâmica, bancadas de granito, armários com chave e dividida em área para lavagem de vidraria e análises. Este Laboratório é equipado com: Espectrofotômetro com quádruplo feixe e varredura UV/Vis; Balança analítica com resolução 0,0001 g e campo de pesagem de 0 a 210 g; Medidor de pH de bancada digital com eletrodo de referência; Centrífuga refrigerada com rotação programável de 500 a 6000 rpm; Agitador magnético; Capela de fluxo laminar; Estufa para esterilização e secagem de 13 L; e, Estufa de secagem de 30 L e temperatura máxima de 200 oC.

Departamento de Pesca e Aquicultura (DEPAQ)/UFRPE 

Laboratório de Tecnologia do Pescado: possui área construída e climatizada de 60m2 , e encontra-se equipado com: Refrigerador; Freezer horizontal; Freezer vertical; B.O.D.; Embaladora à vácuo; Moedor de carne tipo lâmina; Máquina desossadora mecânica; Forno elétrico; Misturador em inox para massas; Estufa com circulação de ar; Processador de alimentos; Cutter; Grill elétrico; Balança semi-analítica; Banho termostático; Banho utrassônico; Embutideira manual; Mesas de aço inox, e Bancadas de granito.

Centro de Apoio à Pesquisa (CENAPESQ)/UFRPE

Laboratórios integrados e multiusuários vinculados à Pró-Reitoria de PósGraduação, com infraestrutura financiada pela FINEP e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE. Este Centro apoia os diversos setores da UFRPE, inclusive os Programas de Pós-Graduação, por meio de múltiplas tarefas de natureza científica, técnica e cultural. A estrutura está dividida em cinco laboratórios: Laboratório de Análise Computacional e Realidades Complexas; Laboratório de Biologia Molecular; Laboratório de Biotecnologia; Laboratório de Instrumentação e Análise e Laboratório de Microscopia. A comunidade acadêmica da UFRPE tem acesso a esta estrutura por meio de inscrição (envio de projeto e cronograma de atividades) e agendamento, conforme Regimento Interno do CENAPESQ .

Laboratório de Biotecnologia: equipado com Ultrafreezer (-80 oC) MDF U33V, Sanyo®; Biorreator/Fermentador BIO-TEC-C, Tecnal®; Agitadores magnéticos; Medidores digitais de pH; Mesa agitadora orbital; Banho termostático; Estufas bacteriológicas; Balança analítica; Cabines de fluxo laminar; Estufa de secagem; Autoclaves verticais; e Liofilizador de bancada.

Laboratório de Instrumentação e Análise: equipado com Cromatógrafo Gasoso acoplado a espectrômetro de massa com analisador tipo Quadrupolo, modelo CLARUS 580/CLARUS SQ 8S, Perkin Elmer®, com biblioteca de espectro-padrão de compostos orgânicos NIST; Cromatógrafo Gasoso acoplado a espectrômetro de massa com analisador de massas tipo Íon-Trap, modelo 431GC/220MS, Varian®, com biblioteca de espectro-padrão de compostos orgânicos NIST; Cromatógrafo gasoso com detector de ionização de chama, modelo CLARUS 500 Perkin Elmer®; Cromatógrafo líquido de alta eficiência com bomba quaternária e detectores de arranjo de fotodiodos e índice de refração, modelo PROEMINENCE LC 20AT, Shimadzu®; Cromatógrafo líquido com detector de arranjo de fotodiodos e acoplado a espectrômetro de massas, com analisador de massa Time-of-flight (TOF), modelo ACQUITY UPLC H-CLASS XEVO G2-XS QTOF, Waters®; Cromatógrafo líquido acoplado a espectrômetro de massas com analisador de massas tipo quadrupolo, modelo FLEXAR SQ 300 MS, Perkin Elmer®; Biodigestor de amostras por microondas, modelo CEM, Mars Xpress®; Epectrofotômetro UV/Vis, modelo 8453, Agilent®; Espectrômetro Infravermelho com transformada de Fourier, modelo 640IR, Varian®; Espectrômetro de absorção atômica com atomização por chama e acessório de geração de vapor, modelo AA 240FS/VGA77, Varian®; Espectrômetro de ressonância nuclear magnética, modelo EFT90, Anasazi®; Potenciostato Galvanostato com polarógrafo, modelo IME663 VA STAND, Metrohm/Autolab®; e Liofilizador de bancada, modelo ALPHA 1-4LD PLUS, Martin Christ®.

Núcleo de Pesquisa em Biotecnologia (NUBIOTEC), UFRPE

Núcleo de Laboratórios Multiusuários de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, com financiamento FINEP, está em estruturação para linhas de pesquisa em áreas consideradas estratégicas em dois principais setores: Ciências da Vida: laboratórios de Cultivo Celular e de Biologia Molecular; Ciências Analíticas e Moleculares: laboratórios de Materiais Nanoestruturados, de Materiais Poliméricos, de Nanotecnologia e de Alimentos. O NUBIOTEC, disponível para a comunidade acadêmica da UFRPE, possui uma área total de construção de 767,28 m², dividido em dois pavimentos. As instalações dispõe de climatização e acesso a rede de internet da UFRPE (via cabo e WI-FI) e 13 possui os Laboratórios e estruturas de apoio listados abaixo, estando o PPGCTA responsável pelo Laboratório de Alimentos: Laboratório de Biologia Molecular (96,48 m²)  Laboratório de Cultivo Celular (81,78 m²)  Laboratório de Alimentos (86,92 m²) Laboratório de Materiais Nanoestruturados (49,92 m²)  Laboratório de Material Polimérico (54,45 m²)  Laboratório de Nanotecnologia (80,89 m²) Laboratório de Apoio com sala de preparo (83,01 m²)  Áreas comuns de apoio e convivência (230 m²)

 Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Garanhuns Os espaços e a infraestrutura do da UFAPE são apresentadas na forma de Laboratórios multiusuários com especificidade na área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos. 

Centro Laboratorial de Apoio à Pesquisa da Unidade Acadêmica de Garanhuns (CENLAG) - UFAPE /UFRPE Laboratórios Integrados e Multiusuários: apoiam os diversos setores universitários da UFAPE, ou da UFRPE, inclusive os Programas de Pós-Graduação, por meio de múltiplas tarefas de natureza científica e técnica. A estrutura conta com uma área de 900 m2 , dividida em laboratórios, tais como: Biotecnologia; Cromatografia Líquida e Cromatografia a Gás com Espectrômetro de Massas; Incubadora e Biorreatores; Análise elementar, Absorção Atômica, Infravermelho e Fluorescência de Raios-X; Microbiologia; e Microscopia. Estes espaços bem como a infraestrutura disponível são destinadas aos discentes e docentes da UFAPE, podendo ser utilizadas por discentes e docentes do PPGCTA mediante encaminhamento de solicitação e agendamento das atividades. Todas as atividades são acompanhadas por um Técnico de Laboratório e/ou docente responsável. Os Laboratórios estão equipados com: Analisador de umidade de alimentos e grãos; Absorção Atômica; Capela de Fluxo Laminar; Capela de Exaustão; Centrífuga de mesa; Centrífuga refrigerada; Cromatógrafo a gas acoplado a espectrômetro de massas; Cromatógrafo líquido de alta eficiência com detector de absorção molecular 14 UV/Vis; Difratômetro de raios-X; Biorreatores; Espectrofotômetros UV-Visível; Espectrofotômetro de absorção atômica; Evaporador rotativo à vácuo; Forno de micro-ondas; Fotômetro de chama; Freezers e Incubadoras; Infravermelho com transformada de Fourier; Kit de Análise de Nitrogênio Kjeldahl; Liofilizadores; Moinhos de facas e Moinho de bolas.

Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LACTAL): possui laboratórios específicos em diversas áreas da ciência e tecnologia de alimentos. Este centro de laboratórios possui uma área construída de 770 m2 , tendo cada laboratório uma área de 70 m² cada (exceto o laboratório de Tecnologia de Leites e Derivados com 140 m²), e um professor responsável pelas atividades desenvolvidas em cada setor. Os laboratórios possuem plantas pilotos conforme a atividade desenvolvida. É importante ressaltar a flexibilidade dos equipamentos nas plantas em função das variáveis a serem observadas nas diversas pesquisas realizadas. Os laboratórios relacionados a seguir compõe a estrutura do LACTAL/UAG: Laboratório de Tecnologia de Cereais, Panificação, Óleos e Gorduras Laboratório de Tecnologia de Carnes e Derivados Laboratório de Tecnologia de Leite e Derivados Laboratório de Tecnologia de Pescado e Ovos Laboratórios de Embalagens de Alimentos e Controle de Processos Laboratório de Tecnologia de Frutas e Hortaliças Laboratório de Tecnologia de Bebidas e Produtos Apícolas Todos os laboratórios possuem os equipamentos, mobiliários e vidraria adequados às atividades desenvolvidas. Todos possuem um suporte analítico dos laboratórios: Laboratório de Bioquímica de Alimentos; Laboratório de Análises de Alimentos; Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Laboratório de Análise Sensorial.