O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PGCTA), está estruturado na área de concentração da Ciência e Tecnologia de Alimentos, e visa, principalmente, o estudo de frutos de plantas nativas, frutos tropicais, hortaliças, pescado, carnes, aves, laticínios, entre outros.

As linhas de pesquisa do programa são:

  1. Ciência das matérias-primas alimentícias e dos resíduos agroindustriais.
  2. Desenvolvimento de produtos e processos de alimentos de origem vegetal, animal e microbiana.

 

Projetos temáticos do PPGCTA

  • Propriedades bioativas e funcionais de alimentos e resíduos agroindustriais;
  • Estudo da estabilidade, biodisponibilidade e qualidade de compostos bioativos e de produtos alimentícios;
  • Desenvolvimento de novos produtos, processos e bioprocessos;
  • Aplicação de processos térmicos e não-térmicos para obtenção de frutas com alta qualidade.

 

Descrição das linhas de pesquisas:

1. Ciência das matérias-primas alimentícias e dos resíduos agroindustriais

   Caracterização física, química, físico-química e sensorial de matérias primas, produtos alimentícios e seus resíduos agroindustriais. Utilização de resíduos agroindustriais para extração de compostos bioativos e para obtenção de novos produtos. Caracterização de compostos com propriedades funcionais para aplicação em alimentos. Metodologia analítica para determinação de nutrientes, aditivos, ou contaminantes químicos e microbiológicos. Investigações associadas à segurança alimentar. Desenvolvimento e caracterização de ingredientes ou aditivos para a indústria de alimentos e bebidas.

 

2. Desenvolvimento de produtos e processos de alimentos de origem vegetal, animal e microbiana.

Processamento de alimentos de origem vegetal, animal, microbiana e de resíduos agroindustriais e suas alterações. Otimização de processos e bioprocessos. Desenvolvimento e caracterização de novos produtos com apelo funcional, nutricional e, ou, tecnológico. Estudo das características sensoriais utilizando métodos afetivos, descritivos e novas metodologias sensoriais. Elaboração de filmes biodegradáveis aditivados com princípios ativos.