Entre 2021 e 2024, o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PGCTA) da UFRPE consolidou sua presença no cenário internacional ao estabelecer e manter colaborações científicas com 19 instituições estrangeiras. Essas iniciativas envolveram pesquisadores de grande relevância.
- Universidade de Lisboa: Profa. Susana Paula Almeida Alves (H= 35) com Profa Emmanuela Azevedo
- Universidade de Lisboa: Profa. Cristina Maria Riscado Pereira Mateus Alfaia (H=30) com Profa Emmanuela Azevedo
- Universidade do Minho: Prof José Antonio Couto Teixeira (H= 60) com Profa Tatiana Portoe Profa Emmanuela Azevedo.
- Universidade do Minho: Clarisse Nobre (H 24) com Profa Tatiana Porto e Emmanuela Azevedo
- Universidade de Gênova: Prof Attilio Converti (H 45) com Profa Tatiana Porto e Profa Maria Inês Sucupira
- Universidade de Gênova: Prof Alessandro Alberto Cazassa (H40) com Profa Tatiana Porto
- Istituto zooprofilático sperimentale della Lombardia e dell'Emilia Romana: Virginia Filipello (H XX) com profa Tatiana Porto e Elizabeth Sampaio
- Michigan State University : Profa Bahar Aliakbarian (H 36) com Profa Tatiana Porto
- University de Cambridge: Albert Koulman (H 30) com Prof Alexandre Torres
- Institute of Food Science Research (CIAL, Espanha): Alejandro Cifuentes (H 60) e Dr. Miguel Herrero (H 46) com Prof. Daniel Perrone
- Kings College of London Prof. Daniel Perrone com Profa. Ana Rodriguez-Mateos (índice h = 43)
- Universidade de Milão: Dr. Paolo Moroni (H 37) com profa Elizabeth Sampaio de Medeiros
- Universidade do Sul da Flórida : Dra Amanda Conniff (H 9) com a Profa Tatiana Porto
- Universidade do Porto: Prof Vitor Freitas (H 76) com a Profa Luciana Arruda
Essas colaborações têm possibilitado o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas inovadoras.
Como exemplo do impacto dessas parcerias, a UFRPE recebeu, por meio do programa CAPES-Print, pesquisadores internacionais que ministraram cursos e estabeleceram novas frentes de pesquisa. Em setembro de 2023, Clarisse Salomé Nobre Gonçalves, da Universidade do Minho, ministrou o curso “Prebiotics: Production, Characterization and Functionality”, promovendo o debate sobre probióticos e prebióticos. Em novembro de 2023, Virginia Filipello, do Istituto Zooprofilático Sperimentale della Lombardia e dell’Emilia Romana, apresentou técnicas moleculares para monitoramento de alimentos, fortalecendo a troca de experiências na área de segurança alimentar. No mesmo mês, o professor Vitor Armando Pereira de Freitas, da Universidade do Porto, abordou as propriedades biológicas e sensoriais dos compostos fenólicos, resultando em novas colaborações.
Ainda no âmbito do CAPES-Print, em dezembro de 2023, a pesquisadora Bahar Aliakbarian, da Michigan State University, trouxe conhecimentos sobre embalagens sustentáveis no curso “Environmentally Friendly Strategies for Developing Smart Packaging Techniques”. Em maio de 2024, Patrícia Poeta, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, discutiu a resistência antimicrobiana na saúde única, ampliando a visão interdisciplinar sobre o tema.
Além dessas iniciativas, o PGCTA tem buscado estratégias para aprimorar sua internacionalização, como a realização de pós-doutorados no exterior. A professora Elizabeth Sampaio de Medeiros, por exemplo, desenvolveu pesquisas na Universidade de Milão sobre riscos à saúde humana relacionados ao uso de antibióticos e resistência antimicrobiana em fazendas de vacas e búfalos.
Essas ações demonstram o compromisso do PGCTA com a excelência acadêmica e a ampliação de sua rede de colaborações internacionais. Para mais informações sobre as parcerias e oportunidades, acesse a página oficial do PGCTA.

